Saga: Imitação de Cristo – Livro 3 – Cap. 40

Saga: Imitação de Cristo – Livro 3 – Cap. 40

Olá pessoal.

Faz muito tempo que não dou continuidade a Saga, estive em tempos difíceis e de grandes mudanças, muitas delas que ainda tenho que aprender como lidar.

Entretanto venho novamente com a missão de terminar o que comecei: a leitura do livro Imitação de Cristo, que foi um grande companheiro para meu crescimento espiritual com Cristo.

Antes da leitura e dos comentários, gostaria de falar um pouco sobre o porquê este livro é virtuoso e até necessário para todos os cristãos.

Primeiro, porque ele foi escrito por uma pessoa que dedicou a vida inteira a estudar e contemplar a Cristo, muitas vezes nos tornamos soberbos em dizer que o livro é errado porque não faz parte da Bíblia, e que só devemos seguir as escrituras.

No entanto, ignoramos a essência das escrituras que foram feitas pela inspiração de Deus, da mesma forma que a Igreja Católica sempre muito criteriosa examina o conteúdo para certificar se nele há inspiração divina, até mesmo por fatos históricos e estudos teológicos.

A bíblia foi escrita por humanos assim como o livro Imitação de Cristo, e foi inspirado por Deus e por uma pesquisa séria dos fatos, como no caso do Evangelho de Lucas ( o evangelista pesquisou até mesmo testemunhas oculares para escrever a trajetória de Jesus). Assim o livro Imitação de Cristo conceitua virtudes baseados em pesquisas de grandes Santos como São Tomás de Aquino e Santo Agostinho.

Não sendo apenas um livro de estória, mas sim um livro inspirado por Deus, de forma a contemplar Cristo e nos instruir de maneira simples sobre a verdade de nossa essência.

Portanto, não se trata de um livro herege ou de uma armadilha para sair do caminho de Deus, muito pelo contrário, é um livro direcionador.

Está reflexão a respeito deste livro, foi feita devido aos questionamentos de alguns cristãos que acreditam apenas no que está na Bíblia.

Dito isto, espero que vocês possam entender o quanto é importante estudar a fundo sobre a fé de Deus e que muitas vezes teremos que lê obras de santos para poder entender com profundidade o que está escrito nas Sagradas Escrituras.

Então, vamos para a leitura de hoje:

Reflexão do Capítulo

Neste capítulo, sinto retornar o sentido de humildade e reconhecer a realidade que nada há de bom em nós e tudo que é bom vem de Deus.

Assim, disse o discípulo de Jesus:

” Nada sou, Senhor, nada posso, nada de bom tenho de mim, de tudo que é bom acho me vazio” e caminho sempre para o nada.

Trecho do capitulo do Imitação de Cristo

Além de reforça o nada em nós, quando agirmos por conta própria, sem Deus, ele diz “caminho sempre para o nada“, ou seja, nos tendemos a andar para rumo a uma vida sem significado.

O sentido da nossa existência, está em Deus, e sem ele não há caminho.

Por si só, não somos capazes se quer de enxergar o que é certo. Por isso, é fundamental orar e conversar com Deus, pedido o perdão, se arrependendo de seus pecados.

Entendendo que somos criatura e como criatura não temos capacidade nenhuma de julgar, emitir opinião sobre os feitos e mistérios de Deus. Para sim, por meio do Senhor vivemos em alegria e em comunhão com Deus.

No exercício de nossa humildade devemos ressaltar a grande distância de nós ao Pai, e o discípulo afirma neste capítulo:

Vós, porém, Senhor, sempre sois o mesmo e permaneceis eternamente bom, justo e santo, agindo sempre com bondade, com justiça e santidade e ordenando tudo com sabedoria.

Salmo 101,27

Não há palavras suficientes para descrever Deus, pessoa da Santíssima Trindade, de Sumo Bem, que é a fonte de todas a virtudes, que possa medir de forma precisa o quanto somos pequeno perto de Deus, e como não há como temos capacidade de entendem o que é celestial sem que haja a intervenção de Deus.

Quando leio este capítulo, lembro-me da total necessidade que tenho de Deus e como é doloroso se distanciar dele, a partir do momento que se tornamos soberbos e achamos que entendemos alguma coisa sobre a palavra de Deus e começamos a apontar os erros dos outros sem examinar sua consciência e suas atitudes, a vida se torna, um grande monologo de frustação e indignação, onde tudo é ruim e precisa de corrigido, sem sabedoria e sem beleza da graça de Deus, não há sentido do conhecimento da Lei das Escrituras, vide os fariseus.

E por sermos nada, somos totalmente dependentes de Cristo é necessário buscar sempre no olhar misericordioso de Deus, e sabemos que se ainda estamos vivos é porque é ele que nos sustenta em vida.

Portanto amar a Deus é uma necessidade, constante para que possamos cumprir a nossa missão de vida.

Caminha para o caminho que formos criados para trilhar.

Esta absoluta submissão a Deus é a verdadeira alegria de viver, Que precisamos encontrar para nos livramos do mal da Depressão e do Tédio de uma vida vazia que é vendida pelo mundo.

“A verdadeira glória e santa alegria, consistem em gloriar-se cada um em vós e não em si”

Trecho do Imitação de Cristo

Ou seja, quando gloriamos a Deus (vós), estamos exercendo a nossa função de existir, e somos alimentados pelo Senhor com a santa alegria.

Assim o Discípulo pede:

“Seja louvado vosso nome e não o meu, engrandecida sejam vossas obras e não as minhas. Louvem e abençoem todos os homens a vossa grandeza e nada participe eu de seus louvores”

Trecho do Imitação de Cristo

Que nossa vida seja sustentada por ele, que já é, mas que tenhamos consciência disso, e vivamos com esta realidade, sem iludir com as coisas do mundo.

E esta foi a reflexão de hoje.

Muito obrigada por todos que tem acompanhado a saga da leitura deste livro.

Att.

Ariane

Deixe um comentário