Questão de Matemática – A dor de cabeça de hoje.

Boa Tarde, meus amigos !

Hoje tive um grande stress na solução de uma questão de matemática, e vim compartilhar a minha dificuldade e o raciocínio que fez com que eu conseguisse resolver a questão.

O ano de 2015 começou dando uma grande viravolta na minha vida com mudanças drásticas no meu estilo de vida. Vocês notaram tais mudanças nas postagens mais recentes; por ventura destas mudanças estive ausente da “Vida Virtual”, mas aos poucos irei colocando mais conteúdos nos meus blogs.

Então vamos a questão de matemática !

Foi muita questão do Vestibular da UFRRJ em 2008 onde o enunciado é:

Em um aeroclube, o custo de um voo com 10 quilômetros de distância é de R$ 40,00, acrescidos das despesas com pouso e decolagem, que perfazem R$ 1000,00.

No plano cartesiano abaixo, temos representados os pontos A e B, e cada unidade corresponde a 10 km.

Aeronave

Um avião decola do ponto A e pousa no ponto B fazendo uma trajetória retilínea. Qual o gasto desse voo?

Foi  difícil ver que para resolver isso é necessário descobrir as coordenadas do ponto A e B.

A ( – 5, 4)

B (7, -1)

Olhando para a imagem dá para ver que forma um triângulo, com isso deve-se usar a seguinte fórmula para descobrir a distância AB:

d(A,B) = √(x¹-x²)² + (y¹-y²)²    ————- Esta foi a etapa mais difícil

d(A,B) = √(7-(-5)² + (-1-4)²  ————– d(A,B) = √(12)² + (5)²

d(A,B) = √144 + 25

d(A,B) = √169 = 13

Quando finalmente consegui chegar no maldito número 13, tudo ficou mais fácil XD

Descobri que o avião percorreu 13 unidades, que é equivalente a 130 km, é só pensar um pouco

Se 10 km que trajeto tem um custo de R$ 40,00, 130 km é :

40×130 = 520 + os gastos das despesas de pouso fica R$ 1.520

4 comentários em “Questão de Matemática – A dor de cabeça de hoje.

  1. Oi Ari tudo bem ? muito obrigado ajudou e muito :3. Mas tenho uma dica , não seria mais fácil tu pegares as distancias dos catetos do triângulo e fazer pelo teorema de Pitágoras ? que no caso seria Hipotenusa = D , cateto 1 = apenas somaria 4 + 1 ( desprezando o sinal pois é a medida ) cateto 2 = 7 + 5 (desprezando o sinal ) , que ficaria assim:
    teorema de pit = Hipot ² = cateto ² + cateto ²

    — > D² = 5² + 12 ²
    D²= 25 + 144
    D² = 169
    D= √169 = 13

    Espero que tenha Compreendido , valeuzão pela ajuda até mais ^-^

    Curtido por 1 pessoa

  2. Me ajudou, porém tem um pequeno erro ali em cima: 40 x 130 = 5200 e não 520 como está escrito. O correto é fazer 40 x 13 (porque já estamos agrupando de 10 em 10 que são as unidades equivalentes do gráfico).

    Curtir

Deixe um comentário